A cidadania italiana é um benefício que pode ser requisitado por descendentes de italianos. O portador do passaporte europeu tem o direito de morar, estudar e trabalhar em qualquer país da União Europeia. Existem algumas formas de se obter a cidadania e vamos falar um pouco sobre elas neste post.
1 – Via Administrativa no Brasil (via consulado): Todo descendente de italianos pode solicitar o reconhecimento da sua cidadania diretamente pelo consulado da região em que reside. É necessário reunir todos os documentos que comprovem a ligação sanguínea, e então aguardar em uma fila. O tempo de espera para a conclusão do processo gira em torno de 12 anos, dependendo do estado em que o consulado está localizado. Pelo tempo de espera ser longo, muitas pessoas recorrem às outras modalidades de reconhecimento.
2 - Via Administrativa na Itália: Este é o formato mais rápido para se realizar o reconhecimento da cidadania italiana. Com um prazo médio de 3 a 6 meses de espera, a via administrativa é uma opção para quem pode se ausentar de sua rotina durante esse período. Acaba sendo a mais cara das vias, pois além que reunir todos os documentos necessários, o requerente precisa arcar com os custos da estadia na Itália durante o tempo que permanecer lá, que incluem moradia, alimentação etc.
3 – Via Judicial: Considerada o “meio-termo” entre as formas de se obter a cidadania italiana, é um processo contra as filas dos consulados brasileiros, realizado na Itália, onde o requerente não precisa sair do Brasil, pois estará sendo representado por advogados. O tempo de conclusão desse processo gira em torno de 2 anos.
E aí? Conseguiu decidir qual é o melhor formato para você?
Esse foi um resumo, claro. Mas já dá para você ter uma ideia de como funciona o reconhecimento da cidadania italiana. Continue nos acompanhando, para ter acesso a mais informações.
🎉 2023 será um ano propício para os que tem antepassados italianos. Não deixe a oportunidade passar!
ความคิดเห็น