top of page
ICONESIMAGEM SITE (6).png

5 Países para Morar na União Europeia!

Atualizado: 25 de mai. de 2023


Você já sabe que uma das maiores vantagens de reconhecer a cidadania italiana é poder morar, trabalhar e estudar legalmente em qualquer país da União Europeia, certo? Isso significa, que além de poder desfrutar da herança que seus ancestrais italianos te deixaram, você terá liberdade para escolher qual país desse bloco econômico poderá ser seu lar sem tantas burocracias!


Mesmo sendo um resgate das raízes italianas, com a dupla cidadania você não será obrigado a morar na Itália! Você inclusive, poderá continuar no Brasil e utilizar a cidadania italiana para viajar ou facilitar os estudos no exterior para seus filhos, se assim desejar.


Mas para aqueles que anseiam por sair da zona de conforto e se arriscar criando raízes no exterior, aqui vão 5 possibilidades de países da União Europeia para morar!


1. França

Poder ver a Torre Eiffel de pertinho vai se tornar até tedioso comparada às inúmeras atrações culturais e outras vantagens de viver na França. A segurança pode ser considerada um dos pontos altos do país, pois será possível sair de casa sem maiores preocupações com a vida ou bens materiais - é claro, que nem tudo é perfeito, mas as chances de um assalto serão bem menores do que no Brasil! A educação é outra vantagem, tendo em vista um ensino gratuito, integral e de qualidade para maiores de 3 anos de idade.




2. Espanha

Vamos começar pelo idioma, que por ser um pouco parecido com o português, talvez seja mais simples de ser aprendido, né? A Espanha é o segundo maior país da União Europeia no quesito extensão territorial - perde apenas para a França! É possível cruzar o país com transporte público - seja ele trem ou ônibus, e existe a opção de barco! Mas se preferir passear de carro, pode pegar a estrada sem medo, visto que estas são muito bem conservadas e de qualidade. Além disso tudo, o clima é um dos mais agradáveis da Europa e para meros brasileiros, desacostumados com muito frio, essa é uma ótima opção!




3. Finlandia

A educação na Finlândia é seu maior ponto forte, todo o ensino é integralmente gratuito, a carreira dos docentes é levada a sério e a similaridade com o sistema educacional brasileiro está no fornecimento de transporte e refeição gratuita para os estudantes. A taxa de desemprego é menor que 10% e as jornadas de trabalho são mais curtas, pois o tempo de descanso é bastante valorizado! Além de tudo isso, o país tem forte consciência ambiental, sendo ⅔ do território formado por florestas. Será possível respirar ar puro, mesmo que extremamente frio!




4. Portugal

Salvo alguns dialetos e palavras diferentes das nossas, a melhor parte de viver em Portugal é não precisar quebrar a cabeça para conseguir se comunicar com a população portuguesa, pois falamos a “mesma língua”. Assim como a Espanha, o clima português é menos denso e seus invernos não ficam tão abaixo de 0º como em outros países da Europa.

No ranking da segurança, Portugal ocupa o 3º lugar - enquanto o Brasil está em 126º! O sistema de saúde não é gratuito, mas tem um valor acessível além de ser de extrema qualidade.



5. Itália

Assim como no Brasil o sistema de saúde italiano é público, mas não é integralmente gratuito! Os valores irão variar de acordo com a renda das famílias. Além disso, os serviços são de extrema qualidade. A educação também é muito boa, e existem opções privadas e públicas. Por ser um país pequeno em extensão territorial, as cidades são próximas uma das outras, o que permite viagens para conhecer muitos locais diferentes, ou mesmo trabalhar em uma cidade e residir na outra.




Certamente existem prós e contras em cada lugar citado, mas as altas taxas de qualidade de vida, segurança e educação que essas nações oferecem são benefícios que todo cidadão busca para sua família! Vale considerar cada uma delas como uma opção de lar.


Lembrando que alguns dos objetivos da União Europeia é a livre circulação dos cidadãos europeus - dos países pertencentes ao bloco - entre os países membros, ter uma moeda em comum e ser uma comunidade conjunta! Portanto, ao se tornar um cidadão italiano, você passa a usufruir desses benefícios sem preocupações. Pra que perder tempo quando se tem uma oportunidade dessas batendo na porta, não é mesmo?!



220 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page