O natal é aquela época do ano em que a palavra família ganha um significado ainda mais forte! Além disso, todo mundo sabe que está no sangue dos descendentes de italianos (e dos italianos legítimos) o amor à família, à ancestralidade e à união. Juntar o natal e a italianiedade é o segredo para festas de fim de ano carregadas de tradição!
Pensando nessa data tão bonita e nas tradições que ela tem, separamos aqui 5 tradições italianas de natal para você conhecer (ou relembrar) e implantar nas suas festas de fim de ano daqui em diante!
1. O advento
Na Itália essa é a tradição que antecede o dia 25 de dezembro, pois significa “aquilo que está por vir”! Nesse período é comum que as ruas fiquem cheias de feirinhas ao ar livre e atrações natalinas. Esse evento urbano é conhecido como Mercatini di Natale e nele é possível encontrar desde artesanatos até exibições culturais. Além disso, o que não pode faltar em eventos italianos são as comidas típicas e também o famoso vinho quente - muito parecido com o quentão que consumimos na festa junina.
Assim como em outros locais de cultura cristã, a Mercantini di Natale fica presente nas ruas até o dia 06 de janeiro, o dia de reis!
Mercatini di Natale a Bolzano (Alex Filz - www.idealista.it/)
2. Decorações de natal
Outra marca registrada dos italianos no natal é encher suas casas de dentro à fora com enfeites para receber essa data tão estimada! A árvore de natal é montada a partir do começo de dezembro e também fica até o dia 06 de janeiro.
Em Gubbio, na Umbria fica localizada a maior árvore de natal do mundo! Ela conta com 700 luzes verdes e tem em torno de 750 metros de comprimento!
(Reprodução - https://novamanha.novabrasilfm.com.br/)
3. Presépio
Engana-se quem pensou que os presépios estavam presentes somente nas casas brasileiras, eles fazem parte da cultura italiana devido à herança cristã que o país carrega, além disso, historicamente sabe-se que o primeiro presépio foi montado na cidade de Greccio!
Hoje em dia, os presépios não se limitam apenas às figuras cristãs, mas também podem ser personalizadas incluindo personagens de famosos e da cultura pop, além de serem peças artesanais feitas de todos os materiais e tamanhos possíveis.
(Reprodução - passeiosnatoscana.com/)
4. Noite de natal
Existe um ditado italiano que diz “Natale con i tuoi, Pasqua con chi vuoi” que significa “Natal com os seus e Páscoa com quem quiser”, isso quer dizer que a festividade natalina é um momento para se estar com a família e valorizar aqueles com quem temos um laço único!
No dia 24 de dezembro é feita a ceia, com pratos semelhantes aos que consumimos aqui no Brasil, como por exemplo, o peru, lasanha, bacalhau. Em cada região o preparo desses pratos é feito de forma diferente, além de cada uma delas terem suas próprias comidas típicas.
Ao badalar da meia-noite as famílias trocam presentes e também vão à missa para celebrar o nascimento do menino Jesus.
5. Befana
Por último e não menos importante, temos a Befana! Reza a lenda que os três reis magos haviam se perdido no caminho para a tenda onde Maria acabara de dar à luz ao menino Jesus, assim, eles encontram Befana que infelizmente não sabia lhes dizer a direção, mas deu abrigo aos viajantes. No dia seguinte, ela foi convidada para seguir viagem com eles e conhecer o menino, mas recusou. Arrependida de sua decisão, Befana passou a presentear as crianças no dia 6 de janeiro, na esperança de que uma delas fosse Jesus.
Assim, é comum que no dia de reis sejam encontradas meias ou sapatos vazios penduradas nas portas/janelas das casas, para que Befana presenteie as crianças boas com doces ou as ruins com um pedaço de carvão.
(www.lacucinaitaliana.com/)
Essas tradições são bem parecidas com as que temos no Brasil, não é mesmo? Isso se dá pelo fato do grande fluxo de imigrantes italianos que vieram para nosso país e que difundiram sua cultura por aqui, além de deixar mais de 30 milhões de descendentes que herdaram não apenas sobrenomes e características físicas, mas também todo um estilo de vida!
Comments