Uma dúvida recorrente entre os que estão iniciando o processo de cidadania italiana – ou mesmo aqueles que sonham em faze-lo um dia – é se há possibilidade de participação nos votos e como isso poderia ser feito!
Bom, se essa também é uma questão para você, já lhe adianto que veio ao lugar certo, pois vou te explicar de maneira simples e objetiva tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Antes de mais nada, a resposta é: sim! Você, enquanto cidadão ítalo-brasileiro pode votar nas eleições italianas. Juridicamente falando, cidadão é aquele que tem direitos e deveres dentro da sociedade em que está inserido. Esses direitos possibilitam que o individuo participe ativamente das questões sociais, incluindo o voto eleitoral!
O que você precisa saber
Diferente do Brasil, o voto deixou de ser obrigatório na Itália em 1993 e outra distinção relevante, é que o sistema de governo é parlamentarista, tendo um sistema eleitoral misto – proporcional e majoritário – sendo que aqui no Brasil nosso sistema é presidencialista e majoritário.
De acordo com a legislação italiana, desde que o cidadão esteja inscrito no registro eleitoral de sua comune e tenha 18 anos, terá direito ao voto para a Câmara dos Deputados e Senadores – este último foi alterado recentemente, a idade mínima anteriormente para votos para o Senado era de 25 anos.
Preciso morar na Itália para votar?
Não, por lei é garantido o direito ao voto para cidadãos italianos que moram no exterior. O voto poderá ser feito por meio da Circunscrição Exterior, além disso é imprescindível que o eleitor esteja inscrito no AIRE!
O voto será realizado por correspondência, sendo assim o consulado do seu estado lhe enviará um envelope contendo:
uma ficha com instruções sobre o voto;
uma tabela com a lista de candidatos e partidos;
a cédula eleitoral;
um envelope branco para inserir os cartões votados;
um envelope pré-pago destinado ao consulado;
Kit de votação para as eleições políticas de 2018. (Reprodução - https://uncaffeperdue.com/cidadania-italiana-como-votar)
O envio do voto deverá ser feito dentro do prazo estabelecido para o consulado responsável pela sua região e assim ele será contabilizado com os votos dos demais italianos!
Bem simples, não é mesmo?! Reconhecer a cidadania italiana é um ato de amor e de resgate da sua herança ancestral! Ao se tornar um membro da sociedade italiana, você estabelece conexão com seus antepassados, além de dar voz a eles e contribuir para o futuro da nação que agora você pertence!
Comments