A Imigração Italiana e o seu Legado
- andre6307
- 21 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2023
Todo descendente de italianos vai concordar que as raízes deixadas por seus antepassados são tão fortes que despertam até mesmo a saudade por momentos que ainda não foram vividos.

Durante os séculos XIX e XX o Brasil recebeu um grande fluxo migratório de italianos, que buscavam novas oportunidades de trabalho e uma vida melhor do que a cheia de dificuldades enfrentadas na Itália, na época.
Esse movimento influenciou a própria cultura brasileira de muitas formas, já que passamos a incorporar diversos aspectos que até hoje são muito constantes. Afinal, essa paixão brasileira por massas não surgiu do nada, não é mesmo!?
O mais importante é que um legado foi deixado por esses imigrantes, e é isso que estamos celebrando hoje: a importância da história deles na vida de todos os descendentes.
A data comemorativa foi institucionalizada em 2008, levando em consideração o evento acontecido em 21 de fevereiro de 1874, onde uma expedição saiu da Itália e veio para o Brasil com mais de 300 famílias, sendo considerada então, o início do processo de migração.
Ser ítalo-brasileiro traz aquele misto de sensações calorosas que não podem ser negadas: a energia do encontro, a união à mesa, a importância dos gestos na comunicação. E nada melhor do que lembrar que ser italiano é muito mais do que possuir um passaporte europeu, mas sim carregar parte da cultura, arte e história da Itália no sangue.





Comentários