Hoje, 1º de maio é comemorado mundialmente o dia do trabalhador e o motivo dessa data não tem nada a ver com italianos ou a migração italiana para o Brasil em tempos passados, mas é um bom momento para refletirmos sobre a vinda dos nossos ancestrais europeus para o nosso país e a herança cultural que esses trabalhadores em busca de uma vida melhor nos deixaram!
O que trouxe os imigrantes italianos para o Brasil?
Para começar, a Europa passava por uma transição de sistema político-econômico, do feudalismo para o capitalismo e essa mudança afetou a maior parte do continente, deixando as famílias na miséria. Muitos morriam de fome e outros de doenças severas. E a América era o destino dos sonhos para aqueles que buscavam mudar de vida!
Nesse contexto, o Brasil acabara de abolir a escravatura, e precisava de mão de obra para suprir as demandas das lavouras, principalmente as de café na província de São Paulo!
Além de arcar com as despesas das passagens, o governo brasileiro fomentou a migração em massa prometendo "mundos e fundos" aos italianos.
Além de uma viagem bastante conturbada que durava em média 30 dias, os nossos antepassados italianos - e outros povos europeus - teriam que recomeçar suas vidas num local completamente diferente e sem saber o mínimo do idioma nativo.
Utilizando sua força de trabalho contribuíram com o crescimento das cidades brasileiras e também influenciaram fortemente a cultura local, com gestos, dialetos, sotaques e costumes!
Hoje, vivemos sobre um país construído por sonhadores europeus, escravizados africanos e indígenas que não tiveram espaço para sonhar. Usufruímos da herança que nossos ancestrais deixaram com sangue e suor. Nossa missão é não esquecer quem foram esses trabalhadores e o que fizeram por nós, nossa família e nossa história.
Feliz dia do trabalhador!
Comments